FICHA 01
Unidades
de Medida- Introdução e Distância
Medir é
comparar! Por exemplo, se eu falo que da entrada da Escola para a minha sala
tem 1 m; estarei comparando a Unidade de Medida ( metro) com a distância que
queremos medir. Medimos quando existe um padrão que permite comparar e
expressar a medida através de um número e de uma unidade.
|
As unidades de medida são usadas para medir grandezas físicas como a distância e o tempo. Para medir a distância usamos o Metro ( m) e seus múltiplos ( como quilômetros (km)) ou partes do metro como centímetros (cm). Para transformar metro para quilômetro ou para centímetro, use a escada abaixo. Observe a escada e faça o que se pede:
|
Se eu vou transformar 2 km para metros, tenho que
multiplicar. Então, vou acrescentar os zeros até o metro.
Assim 2
km = 2.000 m
1.
Quantos metros têm 5 km ? ______________________________________
2.
Quantos metros têm 70 km? ______________________________________
Mas se eu
quero transformar 800 cm em metros, tenho que dividir. Ou seja: tirar os zeros
até chegar ao metro.
Assim 800 cm = 8 m
1. Quantos metros têm 500 cm ? _______________________________________
2.
Quantos metros têm 9.000 cm ? ______________________________________
3.
Quantos metros têm 450 cm ? __________________________________________
Para
não comer mosca : Metros,
centímetros e quilômetros são medidas de distâncias.9º
1)
Complete a tabela abaixo:
1.000 m = __________ km
|
100 cm = ___________ m
|
50 km= ____________m
|
3 km=
_____________cm
|
Medida de tempo
Qualquer
fenômeno que se repete periodicamente no tempo pode ser medido com um relógio.
E em um relógio usamos unidades de medida específicas. São elas: segundo ( s) ,
minuto ( min.) e horas (h). O tempo é uma grandeza física.
Não se
pode medir distâncias com medidas de tempo. Sabe aquelas pessoas que dizem: “A
distância da minha casa para o meu trabalho é de 40 min.!” Isso pode dar em uma
grande confusão, pois como esse cara mediu a distância? Será que esses 40 min.
são de carro ? E se ele for de ônibus ? Ah! Se ele for de ônibus o tempo vai
aumentar. Mas isso significa que a distância aumentou? Não ! Para medirmos
distância a nossa unidade padrão é metros. Usamos metros, quilômetros e
centímetros para medir distâncias. Para medirmos o tempo usamos segundos,
minutos e horas.
Responda
:
1) Se eu
andei por 2 horas, quantos minutos eu levei andando ? ___________________________________
2) Horas
é uma boa medida de unidade de distância ? Justifique a sua resposta.
______________________________________________________________________________________
3)
Se uma pessoa gasta 180 s para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou ?
_____________________________________________________________________________________
4) Se
alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar
ao seu destino ?
_____________________________________________________________________________________
5) E se a
pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos teria ? _______________________________________
Complete
as lacunas das frases abaixo:
A.
Metros, quilômetros ou centímetros são unidades de medida usadas para
_________.
B. Se
quero medir o comprimento de uma mesa eu posso usar metros (m) ou ____ (cm).
C. Quando
meço a distância entre dois carros, uso ___________ (m) ou ________________
(cm) ou quilômetros ( _____).
D. Mas
para medir o tempo gasto em uma partida de futebol usamos _________ (min.).
E. Para
medir tempo gasto, usamos minutos ( ____), segundos ( ____) ou _____ ( ___).
Marque um
(X) nas respostas certas:
A. Duas grandezas físicas são
a.( ) Metros e Horas.
b.( ) Distância e Tempo.
c.( ) Luz e Som
B. Um dia pode ser expresso em unidade de medida
assim:
a.( ) 30 min
b.( ) 24 m
c.( ) 24 h
Leia, com
muita atenção, a explicação abaixo e faça o que se pede:
Movimento: Ponto de
Referência
Se você
vê um carro andando na rua e alguém lhe pergunta se aquele veículo está ou não
está em movimento, o que você responderia? É claro que está !
Mas em
física, um corpo pode estar em movimento ou parado ( em repouso) dependendo do
ponto de referência que se usa para analisar. Para sabermos se um corpo está em
movimento temos que ter um ponto de referência ou um conjunto de referenciais.
Assim, todo movimento é relativo, pois depende de
sabermos se o corpo está trocando de posição ou não em relação a um ponto
de referência. Observe o desenho abaixo:
FICHA 02
Dizemos que o motorista do carro está em movimento, porque está ficando
mais próximo da menina. A menina é seu ponto de referência.
E dizemos que o motorista do carro está em repouso em relação ao próprio
carro, pois não muda de posição. O carro é nosso ponto de referência.
1. Observe o motorista do carro .
Ele está se afastando ou chegando perto da menina ?
2.
E em
relação ao carro,o motorista está se afastando ou ficando próximo,ou não muda
de posição ?
3.
E a
menina? Está em repouso ou em movimento em relação ao carro ? Justifique a sua
resposta.
4.
Um
corpo só estará em movimento ou repouso em relação a
uma _______________________
|
Observe,
atentamente, o esquema abaixo e marque as frases certas:
a. ( ) O
menino está em movimento em relação à árvore.
b. ( ) O
menino está em movimento em relação ao cachorro.
c. ( ) O
menino está em repouso em relação ao cachorro.
d. ( ) O
cachorro está em repouso em relação à árvore.
e. ( ) A
árvore está em movimento em relação ao menino e ao cachorro.
Trajetória
Você
lembra da história de João e Maria, na qual eles deixavam no caminho pedacinhos
de pão para marcar o chão e não se perderem ? A linha que formou o caminho que
os pedaços de pão marcaram é chamada de trajetória.E a trajetória de um corpo
pode ser de muitas formas e assim podemos classificar o movimento do corpo.
Se a
trajetória é reta, o movimento é retilíneo.
Mas se a
trajetória é curva, o movimento é curvilíneo.
Classifique
os movimentos abaixo:
Movimento
____________________________________
FÍSICA
–
9º ANO
Movimento
_______________________________
Leia, com
muita atenção, a explicação abaixo e faça o que se pede:
Deslocamento (ΔS)
Posição é
a localização de um móvel em relação a um Ponto de Referência. Veja no exemplo
abaixo:
|
|
Para
definir, matematicamente, a posição de um corpo é preciso marcar o ponto
inicial do movimento (S1) e o pontofinal do movimento (S2). Neste exemplo : S1
= ____ km e S2 =_____ km
A
diferença entre as duas posições é o deslocamento do corpo. E para calcularmos
o deslocamento de um móveltemos que usar a seguinte fórmula :
∆S= S2 – S1
Calculando
o deslocamento do carro do exemplo...
∆S= S2 –
S1 S2 =
_______
ΔS = ? ∆S =
25−_____
S1 = 15
km ΔS =
________
Fique
de OLHO: Nunca
se esqueça da Unidade de medida de distância.
Para
medirmos distância usamos as seguintes Unidades de Medida metro ( m),
centímetro (_____) ou ________________ ( km).
Calcule : ( NÃO VALEM RESPOSTAS “ CAÍDAS DO CÉU”)
1) O
deslocamento de um menino que saiu do ponto 12 m e chegou em 18 m.
2)
Supondo que o mesmo menino saiu do ponto 12 m e chegou no ponto 1.500 cm. Qual
foi o seu deslocamento?
FICHA 03
Intervalo
de Tempo (ΔT)
O tempo
em física é representado pela letra t. E o intervalo de tempo é o tempo
transcorrido entre dois instantes.Veja no exemplo que se segue:
|
|
Representamos
a variação de qualquer grandeza física pela letra grega Δ( delta). Para
representar o Intervalo de tempo usamos ΔT.
O
intervalo de tempo é obtido pela diferença entre o instante em que consideramos
que o movimento acaba t2 e o instante em que consideramos em que o movimento se
inicia t1.
Neste
exemplo : t1 = ______________ e t2 =______________
Para
calcularmos o Intervalo de Tempo usamos a fórmula:
∆T = t2 – t1
Calculando
o Intervalo de Tempo ou o Tempo gasto deste caramujo teremos:
∆T = t2 −
t1
ΔT = ?
T1 = 10 s
T2 =
_______
∆T =_____ −10
ΔT = 50
______
NUNCA SE
ESQUEÇA DE USAR AS UNIDADES DE MEDIDA PARA TEMPO.
As
unidades de medida para tempo gasto são : segundos (s) , ___________ (min) ou
__________ ( ____).
Calcule :
1) Ache o tempo gasto por um corpo
cujo inicio do movimento foi marcado 20 min e o fim 35 min
2) Suponha que um móvel partiu do
ponto 120 min e chegou em 240 min. Ache o intervalo de tempo usado pelo móvel
em H.
Velocidade Média
Imagine que um carro saiu da sua
casa no ponto 10 km e parou em um colégio no ponto 30 km. Como tinha muito
trânsito ele saiu da loja a 1 hora da tarde e chegou na escola às 3 horas.
Sabendo
disso, observe o desenho que se segue e complete com os dados que faltam.
|
|
1)
Calcule o
deslocamento e o tempo gasto deste carro:
∆S = s2 – s1
|
∆T= t2–t1
|
|
|
Então,
sabemos que o carro percorreu 20 km em 2 h. Agora qual foi sua velocidade
média?
E para
representarmos matematicamente a velocidade média usamos a fórmula:
Vm = ∆S
∆T
Onde:
Vm é a velocidade média, ΔS é o deslocamento do corpo e ΔT é o
intervalo de tempo ou tempo gasto por esse corpo.
Para
calcularmos a Velocidade Média do nosso exemplo, faremos o seguinte:
Vm = ∆S
∆T
Vm = ?
ΔS = 20
km
ΔT = _____
|
Vm = 20
Vm = 10
km/h
|
PARA NÃO COMER MOSCA: km/h, m/s, cm/min, km/ min,
m/h ... são unidades de medida para a velocidade média.
9º ANO
FICHA 04
Exercícios:
Calcule :
a) Ache a
velocidade média de uma bicicleta que se deslocou por 100 cm com o tempo gasto
de 4 min.
b)
Imagine que um carro andou 9.000 m em 3 segundos. Ache em km/s a velocidade do
carro.
c)
Suponha que um elefante andou 4 metros em 120 s . Ache em m/min, a velocidade
do elefante.
A velocidade média é a relação
entre o deslocamento de um corpo (ΔS) e o intervalo de tempo (ΔT) que esse
corpo usou para fazer essa trajetória.
FÍSICA
–
9º
Velocidade Média –(
Triângulo Mágico)
Existe
uma maneira bem simples de se calcular a Velocidade Média, usando-se o
triângulo abaixo. E de quebra, você pode achar com esses dados ( Vm ,ΔS e ΔT )
, o deslocamento e o tempo gasto pelo corpo.
Veja
o triângulo e entenda como se usa. Mas é importante saber a fórmula da
velocidade média:
Vm = ∆S
∆T
|
PARA NÃO COMER MOSCA : Cuidado com as
Unidades de Medida.
Use o
triângulo mágico e calcule :
1) A
velocidade média de um corpo cujo deslocamento é de 200 km em um tempo gasto de
5 horas.
2) O
deslocamento de um corpo cuja velocidade é de 100 km/ min e o tempo gasto é de
4 min.
3) O
tempo gasto de um corpo cujo deslocamento é de 200 m em uma velocidade de 5 m/
h.
VERIFIQUE SE VOCÊ USOU AS UNIDADES DE MEDIDA
CORRETAMENTE.
Para
pensar e fazer:
A)
Imagine que você está em uma estrada com a velocidade média de 80 km/h e essa
estrada acaba em uma cidade. Esta cidade está a 240 km do seu ponto de partida.
a.Ache o tempo que você gastará nesta viagem.
b.
Qual é o tempo gasto nesta viagem em minutos ?
B)
Suponha que você está em outra viagem e que seu carro está em uma velocidade
média de 100 km/h. O seu tempo gasto nesta viagem foi de 120 min. Ache o seu
deslocamento. ( CUIDADO COM AS UNIDADES DEMEDIDA.)
C)
Um carro azul se deslocou com a velocidade de 60 km/h por 3h. Outro carro
amarelo com a mesma velocidade se deslocou por 120 min.
a. Ache o
deslocamento dos dois carros.
b. Qual
carro teve um maior deslocamento ?
Calculando o
Deslocamento e Tempo Gasto com a Velocidade Média
Já
sabemos como calcular o deslocamento e o tempo gasto usando o triângulo mágico,
agora faremos o mesmo usando a fórmula de velocidade média.
Veja o
exemplo abaixo:
Ache o
deslocamento de um automóvel que tem a velocidade média de 100 km/h e viajou
por 8 horas.
Vm = ∆S
∆T
Vm =
100 km
ΔS = ?
ΔT = 8h
|
100 = ΔS
8
ΔS= 100
x 8
ΔS= 800
km
|
Para não comer mosca:
1) Preste atenção as unidades de medida de deslocamento.
2) Nunca faça operações com segundos e minutos, ou
metro e quilômetros, ou segundos e horas ou centímetros e metros... na mesma
conta.
Agora, complete a solução
do exercício que se segue:
Um corpo se deslocou com a
velocidade média de 25 m/s por 2 s. Ache o seu deslocamento.
.
Vm = ∆S
∆T
Vm =
________
ΔS = ?
ΔT = _________
|
___ = ΔS
2
ΔS=
____________
ΔS=
____________
|
Calcule :
1)
O deslocamento de uma ave
que tem a velocidade média de 70 m/ min e voou por 10 min.
2)
O deslocamento de um móvel
cuja velocidade média é de 3 m/s e seu tempo gasto é de 6 s.
FICHA 05
Vamos agora achar o tempo
gasto.
Uma caminhonete percorreu 90 km
com a velocidade média de 45 km/h. Ache o tempo gasto.
Vm = ∆S
∆T
Vm =45
km/h
ΔS = 90
km
ΔT = ?
|
45 = 90
ΔT
ΔT x 45 = 90
ΔT =
90/45
ΔT = 2
h
|
Agora, complete a solução do
exercício que se segue:
Um jabuti se deslocou por 150 m
com a velocidade média de 30 m/min. Calcule o intervalo de tempo.
Vm = ∆S
∆T
Vm =30
km/h
ΔS =
_______
ΔT = _______
|
30 =
___
ΔT
ΔT x 30 = _____
ΔT =
_____/30
ΔT =
_____
|
Resolva usando a fórmula :
A)
Calcule o intervalo de
tempo de um corpo cuja velocidade média é de 10 km/s e seu deslocamento é de 50
km.
B)
Ache o tempo gasto por um
menino que correu 18 m com a velocidade média de 36 m/ min.
Exercício Complementar:
FAÇA OS
EXERCÍCIOS ABAIXO USANDO A FÓRMULA
–
NÃO VALEM
RESPOSTAS CAÍDAS DO CÉU!
1) Uma
pessoa andou com a velocidade média de 25 m/s por 5 s. Ache o seu deslocamento.
2) Um
carro andou com a velocidade média de 100 km/ h por 300 km. Qual foi o tempo
gasto ?
3)
Uma bola foi lançada com a velocidade média de 40 cm/ min por 60 s. Ache o seu
deslocamento.
4)
Um corpo foi deslocado com a velocidade média
de 120 m/min por 120 m. Ache em segundos o seu tempo gasto.
EXERCÍCIOS VELOCIDADE MÉDIA
01)Um móvel percorre uma distancia de 1200 m em 4
min. Qual a sua velocidade escalar media em m/s?
02)Uma partícula percorre 30 m com velocidade
escalar media de 36 km/h. Em quanto tempo faz este percurso?
03)(UFAC) Um carro com uma velocidade de 80 km/h
passa pelo km 240 de uma rodovia às 7 h 30 min. A que horas este carro chegará
à próxima cidade, sabendo-se que a mesma está situada no km 300 dessa rodovia?
04)Um percurso de 310 km deve ser feito por um
ônibus em 5 h. O primeiro trecho de 100 km é percorrido com velocidade media de
50 km/h, e o segundo trecho de 90 km, com velocidade média de 60 km/h. Que
velocidade media deve ter o ônibus no trecho restante para que a viagem se
efetue no tempo previsto?
05)A velocidade escalar média de um automóvel é de
80 km/h no primeiro trecho de seu percurso e 60 km/h no trecho restante. Os
trechos são percorridos no mesmo intervalo de tempo. Qual é a velocidade
escalar média durante todo o percurso? Ela é a média aritmética das velocidades
escalares medias em cada trecho do percurso?
06)Um trem com comprimento 200 m gasta 20 s para
atravessar um túnel de comprimento 400 m. Determine a velocidade escalar media
do trem.
07)(Cesgranrio-RJ) Uma patrulha rodoviária mede o
tempo que cada veiculo leva para percorrer um trecho de 400 m da estrada. Um
automóvel percorre a primeira metade do trecho com velocidade de 140 km/h.
Sendo de 80 km/h a velocidade limite permitida, qual deve ser a maior
velocidade média do carro na segunda metade do trecho para evitar ser multado?
08)(FUVEST-SP) Diante de uma agencia do INSS há uma
fila de aproximadamente 100 m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de
maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30 s,
com uma velocidade média de 1 m/s. Avalie:
a)
o numero de pessoas que entraram na agencia;
b)
o comprimento da fila que restou ao lado de fora.
09)(Fuvest-SP) Um ônibus sai de São Paulo às 8 h e
chega a Jaboticabal, que dista 350 km da capital, as 11 h 30 min. No trecho de
Jundiaí a Campinas, de aproximadamente 45 km, a sua velocidade foi constante e
igual a 90 km/h.
a)
Qual é a velocidade média, em km/h no trajeto São Paulo-Jaboticabal?
b)
Em quanto tempo o ônibus cumpre o trecho Jundiaí-Campinas?
10)A velocidade escalar média de um móvel de um automóvel
até a metade de seu percurso é 90 km/h e na outra metade restante é 60 km/h.
Determine a velocidade escalar média no percurso total. Ela é a média
aritmética das velocidades escalares médias em cada trecho do percurso?
RESPOSTAS
01) 5
m/s
|
06) 30
m/s
|
02) 3 s
|
07) 56
km/h
|
03) 8h
15 min
|
08) a)
60 pessoas b) 70 m
|
04) 80
km/h
|
09) a)
100 km/h b) 0,5 h
|
05) 70
km/h; Sim
|
10) 72
km/h; Não
|
Gostaria ter o gabarito desses exercicios!
ResponderExcluirOnde encontro o gabarito?
ResponderExcluirQuero as respostas sabe me dizer onde encontro?
ResponderExcluir